Formas Geométricas de Heloisa Pires Ferreira
Pastel 1 0,09x0,20 1983 Foto: Henri Stahl
Rogério Luz* A Representação das Cores em Heloisa Pires
Ferreira “...a primeira forma de
arte foi a simbólica ou oriental, caracterizada pelo sublime, o esforço de
expressar o infinito.” (Décio Pignatari in
Semiótica da Arte E da arquitetura).
Heloisa Pires Ferreira estará mostrando seus trabalhos de 24 de novembro a 8 de dezembro na Galeria Divulgação e Pesquisa.
Se na exposição do ano anterior tínhamos as formas e o conteúdo de uma temática “pássaros”, agora chega a vez da representação das cores, se bem que, os desenhos “profundamente coloridos” expostos em 82 na Candido Mendes já eram o prenúncio da representação que ora assistimos.
A cor brinca exuberante no espaço ocupado por formas geométricas variadas, os “bichos alados” cederam o lugar aos sóis, aos triângulos e outras formas numa evidente manifestação do espaço infinito materializado/presentificado na geometria representativa e portanto, simbólica, das diferentes faces de um poliedro ou nos diferentes ângulos de uma figura.
*Rogério Luz, Artista Plástico, poeta e Professor Universitário.
Pastel 14 0,09x0,20
1983
Foto: Henri Stahl
Walmir Ayala *
Desenhos em Tom Maior
Dois desenhistas de categoria, Osmar Fonseca e Heloisa Pires Ferreira, inauguraram na Galeria Divulgação e Pesquisa (Rua Maria Angélica, 37). Em Osmar Fonseca a linearidade democrática, o logotipo da natureza apoiado em referências arcaicas e vivências (selva e fauna): Em Heloisa Pires Ferreira uma tensão mística e silenciosa, um orbe gerador e intemporal vinculado à expansão geométrica de formas estruturais da própria natureza. Em ambos artistas, o esforço de atingir essências. No caso de Osmar Fonseca, uma escrita ligada à antropologia; no de Heloisa a percepção sensibilizada de um exercício mental de equilíbrio e transcendência. Recomendamos.
*Walmyr Ayala, poeta, e critico de arte - Jornal do Commercio, 1983.
Pastel 13 0,09x0,20 1983 Foto: Henri Stahl
Heloisa Pires Ferreira e Osmar Fonseca expõem juntos seus desenhos
....Já Heloisa, dando continuidade à de sua exposição anterior, na Galeria Cândido Mendes, representa a cor, com exuberância, em formas geométricas variadas.Explica que:
___Na fase atual de minha carreira, estou dando uma atenção a detalhes. Ao colocar nos seus desenhos a fragmentação da luz do sol quero me referir a maneira com que o ser humano, de uma maneira geral, vê o mundo. Quando olhamos para uma pessoa, damos especial importância a uma peculiaridade. Assim retratei a luz do sol tão estilhaçada em formas geométricas, como quando olhamos diretamente para ele e, em seguida, fechamos os olhos. O que vemos são vários pontinhos de luz.
...Os sóis de Heloisa, reveladores de um mundo de sonhos e fantasia, como mandalas do universo da artista
Forma 2 0,09 x 0,20 1983 Foto: Henri Stahl
Heloisa Pires Ferreira em 1977
Foto: Silvia Cordoba
Forma 12 0,09x0,20 1983 Foto Henri Stahl
* Vicente de Pércia
Heloisa Pires Ferreira [...] desenhos, Rua Maria Angélica, 37, Jardim Botânico. Heloisa apresenta a cor como tônica numa seqüência cósmica de seu Ser, é um descer ativando o símbolo Mandalas. A cor preenche o espaço escolhido em pinceladas contrastantes. Há um gestualismo peculiar trazendo a forma aliada à pigmentação escolhida, diante de uma tarefa coesa e sensata.
* Vicente de Pércia, crítico de arte, Tribuna da Imprensa, 1983
Tribuna da Imprensa
29/11/1983 pág 11
Vicente de Pércia em Artes Plásticas
Pastel 12 0,09x0,20 1983 Foto: Henri Stahl
O Globo
24/11/83
Heloisa Pires Ferreira e Osmar Fonseca expõem juntos seus desenhos
Helois Pires Ferreira em 1977
Foto: Silvia Cordoba
Forma 6 0,20x0,09 1983 Foto:Henri Stahl
Heloisa Pires Ferreira e Osmar Fonseca expõem juntos seus desenhos
....Já Heloisa, dando continuidade à de sua exposição anterior, na Galeria Cândido Mendes, representa a cor, com exuberância, em formas geométricas variadas.Explica que: ___Na fase atual de mina carreira, estou dando uma atenção a detalhes. Ao colocar nos seus desenhos a fragmentação da luz do sol quero me referir a maneira com que o ser humano, de uma maneira geral, vê o mundo. Quando olhamos para uma pessoa, damos especial importância a uma peculiaridade. Assim retratei a luz do sol tão estilhaçada em formas geométricas, como quando olhamos diretamente para ele e, em seguida, fechamos os olhos. O que vemos são vários pontinhos de luz.
...Os sóis de Heloisa, reveladores de um mundo de sonhos e fantasia, como mandalas do universo do artista
Pastel 9 1983 0,09x0,20 Foto: Henri Stahl
Alcidio Mafra de Souza Diretor do Museo Nacional de Belas Artes agradece o convite - Desenhos de Heloisa Pires Ferreira e Osmar Fonseca
0,09 x020 Foto Henri Stahl
Frederico Morais comenta sobre a exposição Desenhos em 29 de novembro, 1983
em O Globo
Pastel 4 1983 0,09x0,20 Foto: Henri Stahl
Jornal do Brasil
Pastel 5 1983 0,20x0,09
Foto: Henri Stahl
Divirta-se - Jornal do Brasil - 28/11 pág 4

Pastel 15
1983 0,09x0,20 Foto:Henri Stahl
1983 - Forma 14
0,09x0,20 Foto Henri Stahl