“A arte de um artista deve ser sua própria arte. É, eu creio, exteriormente, sempre uma corrente contínua de pequenas invenções, pequenas descobertas técnicas do artista, na sua relação com o instrumento, o material e as cores. O que ele aprende significa pouco. Aquilo que ele descobre tem um valor real para ele, e lhe dá a necessária incitação para trabalhar. Quando cessa tal atividade criadora, quando não há mais dificuldades ou problemas, externos ou internos, para solucionar, então o fogo extingue rapidamente....”
É um pensamento de Emil Nolde que gostaria de colocar como centro de discussão e referência para esta exposição que Heloisa Pires Ferreira faz na Candido Mendes, com trabalhos desenvolvidos ao longo de dois anos. São descobertas de processos técnicos diversos do que empregava aproximação com novos materiais e uma entrada violenta no campo da cor. Uma atividade criadora de problemas, procuras e dificuldades. Heloisa, só havia feito exposições, quer individuais quer coletivas, de gravura em metal, técnica na qual vem trabalhando há mais de 15 anos. Nos últimos trabalhos de gravura vinha optando pela técnica NA Oficina de Gravura do Ingá, com o gravador Mário Dóglio. Com uma bolsa que lhe foi oferecida pela Fundação Calouste Gulbenkian teve oportunidade de passar mais de um ano em Portugal, trabalhando na Casa da Gravura e iniciando uma nova relação com outras técnicas e materiais. A viagem foi oportuna e os problemas se avolumaram, os externos e os internos, e veio à tona uma nova figuração, os novos pássaros – tema desenvolvido ao longo de todos esses anos trabalho – agora inteiramente transmutados, em outras dimensões, ampliados, agressivos, num trabalho de desenho elaborado, maturado, beirando ao obsessivo. Nesse tempo executou uma série de aquarelas que preferiu não incluir na exposição, optando pelos desenhos e pelos trabalhos em pastel, quando os pássaros transbordam em cores violentas, como violentas são as formas ali desenvolvidas e o impacto de sua estruturas. É uma Heloisa solta, sem medo de errar, sem medo de desagradar. É novo para o público, mas eu me lembro de trabalhos que fazia, antes de iniciar a gravura, de pássaros com recortes de fazendas de cores variadas e que compunham um mundo muito particular e que muito me marcaram, trabalhos sobre os quais sempre me reporto ao longo de nosso contacto. Uma apresentação de exposição entendo que deva ser um roteiro para o conhecimento do artista, de seu mundo, de seu desenvolvimento. E esse caminho eu posso traçar porque conheço, o caminho para o entendimento de um mundo muito particular e de descobertas.“O artista tem um pano de fundo misterioso, onde surgem imagens cujas origens e significados não pode explicar”.
Bico de Pena I - Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil - 0,57x0,63 Foto: Henri Stahl
A jovem que expõe na Galeria de Arte do Centro Cultural Candido Mendes, no Rio, inegavelmente faz parte da nova e criativa geração de artistas brasileiros que particularmente se interessa pela gravura e o desenho.. Heloisa Pires Ferreira mostra sua capacidade criativa, aliada a ma técnica minuciosa, detalhadas a te a exaustão. De uma temática quase exclusivamente dedicada a pássaros e a detalhes de sua constituição física – olhos, penas, picos etc. – ela extrai uma superfície extremamente rica, tátil em suas nuanças, misteriosa em sua poesia, constituída principalmente de desenhos a bico de pena, há uma incrível riqueza de detalhes que só vistos de perto podem ser bem apreciados.
*Flávio de Aquino, critico de Arte. Revista Manchete, 1982.
Na Galeria de Arte do Centro Cultural Candido Mendes, em Ipanema, às 21h, desenhos de Heloisa Pires Ferreira. Seu tema são pássaros “minuciosamente detalhados, a tal ponto de exaustão que nos permite constatar total domínio da técnica, do conteúdo e da forma.
* Wilson Coutinho, crítico de arte Jornal do Brasil, 1982
Bico de Pena IV - Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil - 0,57x0,6
Foto: Henri Stahl
HELOISA PIRES FERREIRA EXPÕE DESENHOS NA CÂNDIDO MENDES Nasceu em Teresópolis, começou as atividades artísticas muito sedo, dedicando-se a pintura, ao desenho e depois à gravura. Foi a essa última que se entregou de corpo e alma, fazendo de seu viver a razão da gravura em metal e posteriormente a difícil e apurada técnica do buril.
Ao longo de quinze anos vem trilhando o caminho de pássaros e das aves – a sua temática. O tema primordial, na tonalidade ou no fragmento é a ave, toda ou no detalhe, da pena, da asa, do vôo, dos olhos, do bico, etc...
Paralelamente o seu fazer artístico desenvolveu intensa animação comunitária, seja no ensino da arte para crianças e adultos, seja no treinamento de professores em várias cidades de nosso estado.
Com várias coletivas, nacionais e internacionais, destaque-se o convite especial para participar da Cuarta Bienal de Grabado Latinoamericano de San Juan de Puerto Rico e Primer Trienal Latinoamericano Del Grabado em Buenos Aires, ambas em 1979. Entre as individuais: em1977, no Palácio Faroupilha de Porto Alegre e em 1979, na Galeria Caspicara de Quito, Equador – sucesso de público e de crítica.
Dos prêmios, citemos: o”Premio Casa da Bahia” em 1977 e o “Premio Cidade de Curitiba”, em 1979, além da Bolsa de Estudos e de Viagem a Portgal pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde ficou mais de um ano n Casa da Gravura em Lisboa. E 1982, premio de Aquisição no Salão Carioca de Artes.
É justamente na volta que Heloisa retoma o desenho,o pastel e a aquarela, sendo que está última não iclui na presente exposição.
GALERIA DE ARTE DO CENTRO CULTURAL CÂNDIDO MENDES
Rua Joana Angélica, 63 – térreo – Ipanema.
Inauguração: 22de novembro de 1982 – 21 horas.
Exposição: 22 de novembro a 6 de dezembro.
Horário: 10às 12 e 17 às 22h30, Sab e dom. – 16 às 20h
O Globo 22/11/82 Pág 23
Obras detalhistas, realistas, em várias exposiçõesHeloisa Pires Ferreira realiza, de hoje a 6 de dezembro, exposição na Galeria de Arte do Centro Cultural Cândido Mendes. São desenhos detalhistas com uma temática voltado exclusivamente aos pássaros – vôo, o olhar, a pena, o bico. Desenhos realizados a bico de pena e pastéis, profundamente coloridos que, segundo a também artista Anna Letycia, “são descobertas de processos técnicos diversos que emprega, com novos materiais e uma aproximação violentas no campo da cor... É uma Heloisa solta, sem medo de errar, sem medo de desagradar”. Heloisa já recebeu uma bolsa de estudos e de viagem da Fundação Gulbenkian, de Portugal, em 1978, e o Prêmio da Fundação Cultural de Curitiba, em 1978.

Frederico de Morais *
Há 15 anos Heloisa Pires Ferreira só trabalha uma técnica de gravura, o metal, assim como so trata um tema, obsessivamente, pássaros. A área de gravura é assim mesmo, certos temas se impõem e os artistas não conseguem se libertar deles. Tatu, formiga, corujas, frutos, em cortes, caixas são alguns desses temas, mas o mais decorrentes deles tem sido mesmo o pássaro (Marília Rodrigues, Vera Mindlin, Isabel Nos etc). Heloisa Pires Ferreira aborda o tema tanto na gravura como no desenho e, desde algum tempo, em pastei, que indicam uma entrada violenta da cor em seu mundo. É que até agora a artista ficou no território do branco e preto, em desenhos ultra elaborados, minunciosos, obsessivos. Entretanto seu colega Rogério Luz vê “na na obra de Heloisa a técnica esmerada posta a serviço de algo mais original e mais forte que a perícia formal. É essa força poética- diz - que ilumina os trabalhos da artista, síntese de dinamismo e interioridade.” Essa é a quarta individual da artista, que vem participando intensamente de mostras coletivas no Brasil e no exterior.
*Frederico de Morais - Jornalista, critico de arte, historiador e curador independente.
Bico de Pena VI - Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil - 0,57x0,63Foto: Henri Stahl Divulgação - Informe JB primeiro caderno
13/11 82
Jornal do Brasil
Pastel V - 0,50x0,65 - Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil Foto: Henri StahlJaguar divulga no Pasquim a exposição na Galeria de Arte Candido Mendes
Pastel VII - 0,54x0,63 -
Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil Foto: Henri StahlDivirta-se - Jornal do Brasil divulga a exposição na Galeria de Arte do Centro Cultural Candido Mendes em 1982
Bico de Pena II - Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil 0,57x0,63 Foto: Henri StahlO colunista social Zozimo Barroso do Amaral divulga em sua coluna do Jornal do Brasil - Zózimo - a invidual na Cândido Mendes em 1982.Pastel IV -
Criada em Lisboa em 1980 e concluída em 1982 no Brasil 0,54x0,63 Foto: Henri StahlO Globo divulga no Rio Show por dias a expô de Heloisa Pires Ferreira na Galeria Cândido Mendes em 1982
O Globo 22/11/82 Pág 23
Obras detalhistas, realistas,
em várias exposições
Heloisa Pires Ferreira realiza, de hoje a 6 de dezembro, exposição na Galeria de Arte do Centro Cultural Cândido Mendes. São desenhos detalhistas com uma temática voltado exclusivamente aos pássaros – vôo, o olhar, a pena, o bico. Desenhos realizados a bico de pena e pastéis, profundamente coloridos que, segundo a também artista Anna Letycia, “são descobertas de processos técnicos diversos que emprega, com novos materiais e uma aproximação violentas no campo da cor... É uma Heloisa solta, sem medo de errar, sem medo de desagradar”. Heloisa já recebeu uma bolsa de estudos e de viagem da Fundação Gulbenkian, de Portugal, em 1978, e o Prêmio da Fundação Cultural de Curitiba, em 1978.
Organização da exposição na Cândido Mendes - Contrato do Artista -Pastel IX - 1980 - Lisboa 0,54 x 0,56

Contrato da Galeria - Cronograma

Participa da Coletiva, em 1985, no Convento do Carmo - Praça X de Novembro, 101 - na Casa de Cultura Candido Mendes.
Acervo da Galeria de Arte Centro Cultural Candido Mendes - 1978-1985
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