domingo, 3 de abril de 2022

1987 - O xilogravador José Altino comenta na Paraíba, em João Pessoa sobre o projeto Gravura Hoje: Depoimentos", da Oficina de Gravura Sesc Tijuca. Coletivas: Carnavartes, em 1987 e 1988, Trocarte em 1987 e Oficina de Gravura do Ingá: 10 Anos de Trabalho no Espaço Cultural Petrobrás.

Panorama da Oficina de Gravura Sesc Tijuca, com Heloisa trabalhando.

O xilogravador José Altino comenta e divulga, na Paraíba, em João Pessoa, no jornal "O Momento: Variedades"-  terça-feira, 15 de dezembro, 1987, sobre o projeto "Gravura Hoje: Depoimentos" -

    "Fundada e coordenada pela gravadora Heloisa Pires Ferreira, professora de gravura em metal, a Oficina de Gravura do Sesc-Tijuca no Rio de Janeiro realiza curso frequente de  xilogravura a cargo de Anna Carolina. Os cursos não se limitam a área da gravura: para o ano de 1988, esta previsto um curso de Arte-Palavra com Rogério Luz de março a junho. E as atividades já realizadas, durante os anos de vida da Oficina  houve cursos de impressão e monotipia e de especializações em gravura em metal com mestres da importância  de Orlando Dasilva, Marilia Rodrigues, Thereza Miranda...

    ...Como parte integrante das atividades dos ateliers, durante 3 anos foram realizados cerca de vinte encontros com o nome: "Gravura - Hoje: Depoimentos" reunindo em torno de uma grande mesa alunos, professores, artistas, críticos de arte.  Encontros estes abertos ao público, que ouviram depoimentos informais com artistas renomados da qualidade de Edith Behring, Fayga Ostrower, Anna Letycia,  Livio Abramo, Anna Bela Geiger, Scliar.  Todos os depoimentos foram gravados em fita, sendo depois transcrita, para uma futura publicação. Paralelo aos depoimentos, nos jardins, ao lado da Oficina eram realizadas exposições de gravura, todas dentro de sacos plásticos e presas por pregadores de roupas em fio de arame. Essas exposições  tem dois objetivos: permitir que os alunos matriculados e o público, com pouca ou nenhuma informação  sobre o assunto, possam começar a conviver com a arte, e daí um pulo o convívio com omuseu, a galeria de arte, e ou até mesmo o acesso à revista ou o livro especializado em artes.

    Para Heloisa Pires Ferreira: "A felicidade de se poder conviver com estas obras de arte é importante, mas conviver com os artistas e críticos também o é. Enfim, desmistificar essa coisa que é o fazer e conhecer arte.  Poder ouvir os depoimentos de artistas, gravadores brasileiros que formaram gerações de gravadores, e que também marcaram com o seu fazer o panorama das artes plásticas brasileira.  E contarem como começaram a fazer arte e como foi, e esta sendo, a sua trajetória São entrevistas informais que tem como objetivo  aproximar gravadores, alunos, o público leigo.  Todos sentados em torno de uma grande mesa sem diferença de lugares para debatedores e ouvintes."

    Para Heloisa Pires Ferreira era preciso um grande evento para comemorar os três anos de atividades da Oficina de GRavura Sesc-Tijuca. Foi quando resolveu-se realizar um antigo sonho da gravura em madeira Anna Carolina: a de reunir em uma só exposição o xilogravador José Altino (seu primeiro professor com os ex-alunos.  Aproveitou-se o momento para gravar um depoimento e um debate, do seu primeiro mestre em conjunto  com Ciro Fernandes,  Sandra Santos, Rubens Grilo e a própria Anna Carolina.  Tendo junto, o depoimento de Noemia Varela sobre a xilogravura na educação. Noemia Varela foi Diretora da Escolinha de Arte do Brasil durante a década de 70,  quando eu dava aula no atelier de xilogravura da Escolinha, e onde esses artistas acima citados, de uma maneira ou de outra frequentaram as aulas de gravura em madeira.

    O Domingoarte da Oficina de Gravura Sesc-Tijuca envolvendo o meu depoimento e dos alunos realizou-se no sábado passado, 05 de dezembro de 1987. 


Oficina de Gravura Sesc Tijuca - José Altino  comenta  no jornal de João Pessoa, Paraíba, "O Momento : Variedades" pág B2.

 

 

 

OFICINA DE GRAVURA DO INGÁ: 10 ANOS DE TRABALHO - 

Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, RJ.

    Em 1977 iniciava seus trabalhos a  Oficina de Gravura  do Ingá, em Niterói, instalada no Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro. A Oficina foi criada por iniciativa do  Governo do Estado.

    Nestes dez anos muitos gravadores frequentaram a Oficina, alguns como professores, outros como iniciantes e muitos já com conhecimento da técnica, que ali iam trabalhar e desenvolver seus conhecimentos.

    Nesta exposição que a Petrobrás organiza para comemorar estamos todos juntos.

                                           Anna Letycia

Heloisa Pires Ferreira participa junco com 77 outros gravadores.


 


Convite para participar da exposição da Oficina do ingá


                                                                                                                        

Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana em 1987 Heloisa participa co  três gravuras. 





Heloisa Pires é convidada a participar da exposição "Carnavartes", promovida pelo projeto Zumbi dos Palmares da Secretaria Municipal de Cultura.








                  Carnavartes

            Artistas !   Homens que geram como pulsar de seus corações um mundo de sonhos, pleno de sonhos e ritmos!..

.......                     Helena Theodora 

 

 


 Heloisa participa com 31 outros artistas em 1987 no Cultural Cultural Sergio Porto

 

 

 

e em 1988 no Metrô da Estação Carioca com outros 43 artistas




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