Heloisa Pires Ferreira *
PAZ E VIDA
No centro está o sol. O sol ilumina ávida. A vida é o próprio universo-(multi)verso. Ecossistema onde estão envolvidas formas diversas, poéticas de vida. De ser, do Ser.
Em torno, no espaço infinito cintilam-flutuam estrelas, formas múltiplas geometrizadas. Pedras preciosas, planos e dimensões da existência.
Cada forma de vida, por mais simples que seja, é uma pedra-estrela, que precisa brilhar para iluminar a si mesma e aos demais em uma interdependência cósmica.
Em cada lado, pássaros esvoaçam plumagens, penugens, sugerindo alegria, felicidade, paz. Dois pássaros, os dois lados de todos nós. O lado interior e o lado exterior.
Vento, sopro, respiração. Ar puro
*Painel da Paz, Usina da Cidadania, 1,60 x 4,40cm, 1999.
Heloisa em 1999 - ano da produção do filme Gravando por Sonia Garcia aonde temos a oportunidade de ter acesso ao panorama da Gravura Brasileira
Foto: Regina Horta
Contrato assinado por Heloisa Pires Ferreira, Isa Aderne, Belmira Carvalho e Angela Schilling para trabalharem trabalham seus respectivos painéis

*Mirian de Carvalho
“Na mais alquímica das artes – a mão trabalha um sonho e em vigília. A imagem na gravura é a fusão do sonho e da vigília a ultrapassar, poeticamente , os motivos “abstratos” e “figurativos” do cotidiano e da natureza (...) Em tal ultrapassagem nada é abstrato porque a matéria adquire vida sensível. Nada é cópia porque a arte instaura uma nova realidade, um novo ser. Toda ave, toda imagem foi e é uma curva, um sol – que é e foi um olho, uma folha, uma lua, uma nova imagem. Cada uma dessas imagens é um conjunto: desenho, gravação, espelho.
Sonho de imagens, vigília de imagens, elas fogem de dentro
De seu
próprio centro. Surge do primeiro traço
na matéria, e onde jorram centrífugas, de onde se lançam a outra margem que as
complementa no rastro das aves e dos astros.”
*Mirian de Carvalho - Associação Internacional de Críticos de ArteApresentação no Catálogo da Mostra Rio de
Gravura no Museu Nacional de Belas Artes, em 1999.
Gravura Moderna Brasileira
Sol Bistre - 1988 - 0,13 x 0,20 Gravura em metal - buril
MOÇÃO
Solicito à Mesa Diretora, na forma regional, seja registrado na Ata dos Trabalhos desta Casa de Leis nosso Voto de Congratulação a Heloisa Pires Ferreira – Gravura em Metal - Heloisa Pires Ferreira é Teresopolitana e assessorou a equipe de Arquitetura e Engenheria na montagem da Oficina de Gravura do Sesc Tijuca.
Orientadora dos trabalhos de gravura comemorou os quinze anos da Oficina com o lançamento de seu baralho “Arcanos na Gravura”.
Obteve inúmeros prêmios, inclusive bolsa de viagem do Instituto Calouste Gulbenkian, em Portugal.
Participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, e coordenou um importante livro de gravuras (3 volumes) editado pelo Sesc, como título GRAVURA BRASILEIRA HOJE DEPOIMENTOS.
É citada em muitas Publicações e Dicionários.
Pela sua luta em favor das Artes Brasileiras, Heloisa Pires Ferreira é merecedora das nossas homenagens.
Parabéns
Plenária Teotònio Vilela, setembro de 1999. *Chico Aguiar - vereador Câmara Municipal do RJ
1999 - Palestras, a "Poética do Papel" com Mirian de Carvalho (critica e arte), "O Percurso de Heloisa Pires Ferreira até a gravura em metal" com Heloisa Pires Ferreira (artista plástica), mediador Vicente de Pércia (crítico de arte).
Divulgação do Curso de gravura em metal na Oficina de Gravura Sesc da Tijuca em 1999.
Ilustração no Jornal Sesc-Rio gravura de Heloisa
Cartaz de divulgação do curso de Gravura em Metal na Oficina de Gravura Sesc Tijuca em 1999
Ilustração: Gravur
a em metal de Heloisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário