Exposição
Gravuras 1970-2000
Heloisa Pires Ferreira
IEB
Instituto de Estudos Brasileiro
29 de agosto a 5 de outubro 2001
Lançamento do livro com entrevista da artista
"Na gravura
consegui que as cordas da minha vibração de sensibilidade pudessem falar
a língua que eu queria" - Heloisa Pires Ferreira
entrevista concedida
a
Mayra Laudanna
em
06 de junho de 2001
no Rio de Janeiro
Editor
Plinio Martins Filho
Ateliê Editorial
Capa e projeto gráfico
Marcelo Cordeiro
Curadora: Mayra Laudanna com Heloisa
Em 2001 é lançada a Enciclopédia Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br
Telegrama: Ivone, Rogério Julia e Daniel Luz
64 Gravuras expostas: 4 gravuras ex-libris Antonio Carlos Rocha
0,13 x 0,10
Gravura em metal: relevo seca, ponta seca, buril, águas tinta e forte
e
Nebulosa III - Gravura em metal: água tinta e buril - 2/20 - 0,39 x 0,30 - 2001
Sol Verde - Gravura em metal: buril - 3/50 - 0,30 x 0,29 - 2000
Asteroide - Gravura em metal: Buril, águas tinta e forte - 0,13 x 0,12 - 1999
Nebulosa I - Gravura em metal: Buril, ponta seca, àguas tinta e forte - 0,30 x 0,29 -1998
Nebulosa II - Gravura em metal: Buril, ponta seca e água tinta - 0,39 x 0,30 - 1997
São Paulo - Gravura em metal: Buril e água tinta - 6/40 - 0,45 x 0,53 - 1996
Bianca, Ana Paula, Fabrício, Heloisa e Dori
Olhos Celestiais - Gravura em metal e xilogravura - 1/20 - 0,49 x 0,50 - 1995
Amazonas - Gravura em metal: Águas tinta e forte - 4/30 - 0,22 x 0,25 - 1995
México - Gravura em metal: Águas tinta e forte - 2/20 - 0,35 x 0,35 - 1993
Quatro Cantos - Gravura em metal: Buril - 5/50 - 0,20 x 0,22 - 1992
Bahia - Gravura em metal e xilogravura - 1/40 - 0,35 x 0,35 - 1992
Meteoro - Gravura em metal: Buril e ponta seca - 1850 - 0,22 x 0,22 - 1991
Espaço Partido - Gravura em metal: Águas tinta e forte - 1/10 - 0,30 x 0,24 - 1990
Sol Nascente - Gravura em metal: Buri - 8/40 - 0,22 x 0,20 - 1989
Argentina - Gravura em metal: àguas tinta e forte - 5/30 - 0,30 x 0,24 - 1988
Sol Bistre II - Gravura em metal: Biril - 16/40 - 0,13 x 0,20 - 1988
Sol Sangue - Gravura em metal: Buril e água tinta - 5/40 - 0,17 x 0,20 - 1988
Pedaço de América: Gravura em metal: águas tinta e forte - 6/20 - 029 x 0,30 - 1987
Heloisa desenhando nas paredes da Galeria de Arte
Uirapurú - Gravura em metal: Buril e ponta seca - 5/30 - 0,30 x 0,20 - 1987
Espaço Devastado - Gravura em metal: Buril, ponta seca, águas tinta e forte - 4/30 - 0,30 x 0,42 - 1986
Venezuela - Gravura em metal: Buril e água tinta - 1/30 - 39.4 x 39.6 - 1984


Triângulos I - Gravura em etal: água tinta, ponta seca e relevo - 1/20 - 0,30 x 0,27 - 1984
Triângulo II - Gravura em metal: ponta seca - 1984 - 0,26 x 0,29 - 11/20
Sois - Gravura em metal: Buril, águas tinta e forte - 3/40 - 0,45 x 0,44 - 1983
Lucia, Mayra, Fabrício, Heloisa, Ana Paula, Dori e Bianca
Veado - Gravura em metal: ponta seca - 5/20 - 0,64 x 047 - 1982
Pássaro Negro - Gravura em metal: Ponta seca e buril - 2/50 - 0,30 x 0,20 - 1981
Pássaro Verde - Gravura em metal: ponta seca - 7/20 - 0,46 x 0,58 - 1981
Pássaro Marinho (Emilia) - Gravura em metal: ponta seca - 3/20 - 0,51 x 0,41 - 1981
Buril - - Buril
PA 1/ - PA I/10
0,10 x 0,10 - - 0,10 x 0,10
1980 - 1980
Cabeça - Buril - 1/40 - 0,10 x 0,10 - 1980
Gestação - Litografia - 16/20 - 0,38 x 0,40 - 1980
Dança (Pedaço de mistério 5) - Gravura em metal: Buril e água tinta - 7/30 - 0,20 x 0,30 - 1979
Narciso- (Pedaço de mistério 9) - Gravura em metal: Buril e água tinta - 9/30 - 0,20 x 0,30 - 1979
Dança marrom - Gravura em metal: Buril e água tinta - 7/30 - 0,20 x 0,30 - 1979
Pássaro Vermelho - (Pedaço de mistério 7) - Gravura em metal: Buril e água tinta - 8/30 - 0,20 x 0,30 - 1979
Sol Mostarda - Gravura em metal: água tinta - 14/30 - 0,39 x 0,40 -'978


Pavãozinho III - Gravura em metal: ´ponta seca, relevo, águas tinta e forte - 23/30 - 0,50 x 056 - 1976Morte - Gravura em metal: Ponta seca, relevo, águas tinta e forte - 9/30 - 0,32 x 0,36 - 1976
Dois Pássaros / sol - Gravura em metal: Relevo, águas tinta e forte - 12/3 - 0,31 x 0,48 - 1975Bianca, Ana Paula, Lucia, Fabrício, Heloisa e Dori
Pavão Laranja - Gravura em metal: relevo, ponta seca, águas tinta e forte - 12/30 - 0,54 x 0,56 - 1975
Pássaro Laranja -(ovo) - Gravura em metal: águas tinta e forte - 24/30 - 0,47 x 0,41 - 1974
Pássaro Caído - Gravura em metal: relevo, águas tinta e forte - PA III - 0,29 x 0,38 - 1974

Pássaro Nascendo - Gravura em metal: Relevo, ponta seca, águas tonta e forte - 6/30 - 0,28 x 0,38 - 1974
Pássaro Preto - Gravura em metal: Relevo, ponta seca, águas tinta e forte - 8/30 - 0,30 x 0,49 - 1974

Elétrico (Labirinto ocre) - Gravura em metal:Relevo, águas tinta e forte - 6/30 - 0,35 x 0,20 - 1973


Foram expostos os livros de poesias de Helion Povoa Filho
capas de Heloisa
Ex-libres Antonio Carlos Rocha
1999



e Bianca junto com Heloisa
Jornal da USP – pág 20 - 18 a 24/junho/2021
A vez dos gravadores
A partir desta quarta, dia 20, coleção da IEB contempla uma arte pouco estudada e divulgada no Brasil, a gravura. O público poderá conhecer, através de exposições e livros, a obra dos artistas Ermelindo Nardim, Heloisa Pires Ferreira, Isa Aderne e Alex Flemming
....Durante
muitos anos, Heloisa atuou como incentivadora cultural na Oficina de Gravura do
Sesc, aonde permaneceu até 1999. Nesse
período, promoveu debates, exposições e palestras, contribuindo para a divulgação
dos livros que organizou sobre gravadores: publicações preciosas para a história
da gravura brasileira. Paralelamente a
essas atividades, Heloisa desenvolve seus trabalhos através de pesquisas, pois
para ela a ideia de genuinidade no dizer da arte, não é a técnica, mas antes os signos, os sinais, os códigos individuais....
Nesta quarta serão inauguradas mais duas exposições no IEB-USP, com trabalhos de Heloisa Pires Ferreira e Alex Flemming....
Desde sempre gostaram de arte. Um se sentia mais próximo através da natureza. O outro afirma que é algo chegado ao religioso. Ambos escolheram como opção de vida, de carreira. A carioca Heloisa Pires Ferreira e o paulista Alex Fleming, que desde a década de 90 vive em Berlim (Alemanha),são os dois artista que participam da segunda parte do projeto de exposições histórico-didáticas do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Organizadas a partir de pesquisas e enriquecidas por textos e material dos artistas e sobre eles (artigos de jornais, catálogos e documentos), as mostras têm como objetivo apresentar ao público o percurso de cada artista e ampliar as possibilidades de leitura de obras de arte. Heloisa sempre gostou muito de desenhar mexer com as tintas, com o pincel, mas nunca pensou que essa ia ser a sua carreira. Tudo começa com os encontros artísticos em favelas de Santa Teresa, nos chamados Domingos de Criação. Vai a São Paulo para aprofundar seus conhecimentos e assim passa a dar aulas na Escola Rudolf Steiner. De volta ao Rio de Janeiro continua a dar aulas, desta vez na Escolinha de Arte do Brasil onde conhece um xilogravador. Daí foi um passo para a gravura em metal. Viaja para Portugal, com uma bolsa de estudos, para conhecer mais a gravura em metal. De volta, reinicia suas atividades de arte-educação na Oficina de Gravura do Sesc e lá se vão mais de 16 anos de trabalho. Tudo isso sem deixar de lado a pesquisa própria e o desenvolvimento de sua obra.
Na exposição da IEB são mostrados os seus trinta anos de trabalhos que tem ligação com a natureza e com símbolos e linguagens interiores ou como ela diz,”signos de meu próprio imaginário”. Nos anos 70 as gravuras são inspiradas em imagens da natureza, pássaros pavões. No final dessa década surgem os sóis e imagens paisagísticas, galhos e árvores. No anos 80, há uma série de mapas chorando a morta da cultura na América Latina. Aí aparece toda a sua angústia e sofrimento: são retratos de caveiras, pessoas morrendo afogadas. Ainda nessa década, Heloisa organiza uma série de três volumes para historiar a gravura no Brasil que , segundo ela, era uma forma dos gravadores se expressarem já que tinham vivido a cultura do silêncio na ditadura. A esperança renasce nos anos 90 e seu trabalho fica mais solto. Nessa fase podem ser vistos bichinhos felizes retratados em vários estados brasileiros.
* Claudia Costa – Jornal da USP 27 de agosto a 2 de setembro de 2001 - pág 15.
Exposição de Alex Flemming com a curadora Mayra Laudanna
Alex Flemming com Heloisa Pires Ferreira
Gravuras em metal
anos 70 e 80
Curadora Mayra Laudanna, Dori, Bianca, Ana Paula e Heloisa
Heloisa em sua oficina
Santa Teresa 2001
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