Marilene Chauí*
“Sol Negro, de 1978, gravura de Heloisa Pires Ferreira que serve como exemplo visual de silogismo: o quadrado externo seria a premissa maior e o círculo negro, a premissa menor. No centro a conclusão”.
*Marilene Chauí, em 2003, no livro “Convite à Filosofia”, editora Ática, teve como capa uma gravura da artista. Na página 110, ao falar de Silogismo, o texto é ilustrado novamente com a gravura e a legenda.
página 111
“Os olhos amam a beleza e a variedade das formas, o brilho e a amenidade das cores (...) não me dando descanso, como dão as vozes dos cantores, que por vezes ficam em silêncio. A própria rainha das cores, esta luz que se derrama por tudo que vemos e por todos os lugares em que me encontro no decorrer do dia, investe contra mim de mil maneiras e acaricia-me, até mesmo quando me ocupo noutra coisa que dela abstrai. Insinua-me com tal veemência que, se, de repente, me for arrebatada, procuro-a com vivo desejo. Se se ausenta por muito tempo, minha alma cobre-se de tristeza” (Texto Santo Agostinho retirado de , Espelho do Mundo – Marilena Chauí – O Olhar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário