Como professora de Arte Educação, atuou entre 1961 e 2004: Associação Pedagógica "Rudolf Steiner" Escola Higienópolis, SP Secretaria de Educação e Cultura, Colégio Andrews, Escolinha de Arte do Brasil, Conservatório Brasileira de Música, Colégio Assunção e Espaço Cultural Prof Dyla Sylvia de Sá em Jacarepaguá, Encontros de Arte e Educação, atuou em projetos organizados pela EAB, entre outros. Divulga os cartões de arte que vende em galerias e livrarias. Participa de exposições coletivas no Palácio da Cultura e Hotel Santa Theresa no Rio de Janeiro.
Foto: Heloisa com os alunos no Colégio Assunção
Em janeiro de 1967 começa um estágio de 3 meses e em abril tem a carteira assinada na Associação Pedagógica Rudolf Stainer - Escola Higienópolis, na Rua Job Lane, 341 como ajudante de Jardim de Infância. Lá permanece até dezembro do mesmo ano.
Atual Escola Waldorf Rudolf Steiner
Rua Job Lane 900
2000 - Heloisa trabalhando na sua oficina em Santa Teresa
1968 - Certificados de Registros Permanentes de Professor Pré Primário e Primário Particular
Heloisa Pires Ferreira ocupou ativamente na Escolinha de Arte do Brasil, de 1969 a 1979 .
1969 - abril e julho -
Curso de Artes na Escola:
Funções Educativas e Terápicas
Pontifícia Universidade Católica
&
Escolinha de Arte do Brasil
Declaração de Marília Rodrigues
Declaro, a quem interessar possa, que a gravadora Heloisa Pires Ferreira, estudou sob minha orientação – período de 1972 a 1976 – no atelier de gravura da Escolinha de Arte do Brasil, então sob minha direção.
Tanto no seu período de aprendizagem quanto, posteriormente, na sua prática profissional, a artista demonstrou grande interesse , aplicação e seriedade de pesquisa. Estas qualidades podem facilmente ser aferidas através do resultado de seu trabalho, amplamente divulgado através de certames e exposições em todo o país, revelando a artista como um dos melhores valores da jovem gravura brasileira.
* Marilia Rodrigues, gravadora e professora de gravura na Escolinha de Arte do Brasil, em 1979.
Outrossim, declaro que de 1969 a 1972, fez com grande aproveitamento, vários cursos de extensão cultural organizados pela Escolinha visando ao aperfeiçoamento de professores tendo realizado o Curso; “Arte na Escola”: função educativa e terápica”, curso organizado e executado pela Escolinha de Arte do Brasil mediante acordo com a pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ – em 1969; o “Curso de Desenho” ministrado pelo artista Sérgio Campo Mello (1970), e o Curso de Xilogravura a cargo do gravador José Altino de Lemos Coutinho ( 1970-1971). A partir de 1972, seguidamente até 1976, frequentou regularmente o Curso de Gravura em Metal organizado pela Escolinha e ministrado pela artista Marilia Rodrigues, tendo através desse curso revelado toda força de seu talento como gravadora sensível e criativa.
Declaro também que Heloisa Pires Ferreira participou de Encontro Nacional das Escolinhas de Arte organizado por esta Escola em 1972 e do I Encontro Latino Americano de Educação Através da Arte executado pela Escolinha e promovido, em 1977, pela Sociedade Brasileira de Educação através da Arte- sobreart, ambos realizados no Rio de Janeiro.
*Augusto Rodrigues, desenhista, professor de arte e Diretor Técnico da Escolinha de Arte do Brasil, em 1979.
1972 - Participa do Encontro de Escolinhas de Arte do Brasil como Observador
Heloisa trabalhando em sua oficina em 2000
e
divulga os cartões de arte que vende em galerias, livrarias e outros locais.
Cartões em pasteis à óleo
e
Como professora de Arte Educação, atuou no Colégio Assunção em 1999
Alunas fazem um curso para formação em babás de crianças.
Como professora de Arte Educação, atuou em projetos organizados pela Secretaria de Educação e Cultura em 1979 e Como professora de Arte Educação, atuou no Espaço Cultural Prof Dyla Sylvia de Sá em Jacarepaguá, em 1999.
Bordadeiras e tapeceiras se reunindo de 1999 a 2002 na casa de Heloisa em Santa Teresa: Isa Aderne, Maria Helena, Belmira de Carvalho,
Angela Schiling, Maria Teresa da Rocha e Daisy Aderne Carneiro. Silvia Aderne e Lais Aderne apareceram certos dias para trabalhar.
Gentil cartão datado de 14 - 04 2001
Tapeçaria de Vera Pires Ferreira Rocha executado entre 1994 e 1999.
Heloisa como professora de Arte Educação, atuou no Colégio Andrews de 1972 a 1999.
1972 - Autorização para lecionar Cursos livres (a título precário) - Artes - SECRegina Horta, Cida Bernabo, Cacau Marçal, Renata Maia, Lena Dalcin, Cristina Nadruz, Debora Montano, Heloisa Pires Ferreira e Mariza Pauleto - Professoras de Arte Educação do Colégio Andrews
1980 - Secretaria de
Estado de Educação e
Cultura
Autorização para lecionar
Artes no Colégio Andrews
Marilia Rodrigues coordena os trabalhos da equipe de professores de Arte e Educação no Colégio Andrews até 1983 e Regina Parreiras Horta até 1999.

e Como professora de Arte Educação, atuou em Encontros de Arte e Educação promovidos pela Sobreart - Sociedade Brasileira de Educadores Através da Arte
Heloisa Pires Ferreira recebe Cr$2.000 cruzeiros
e
Como professora de Arte Educação, atuou em cidades do Estado do Rio organizados pela Secretaria de Educação e Cultura
e Como professora de Arte Educação, atuou como estagiária de Sylvia Aderne no Conservatório Brasileira de Música em cursos de Iniciação de Música para Crianças.
1981 - UNI-RIO -
Universidade do Rio de Janeiro Sobreart - Sociedade Brasileira de Educação Através da Arte atua fortemente para o reconhecimento - registros dos Professores de Arte - Autorização para continuar a dar aulas de arte nas escolas.
1981 - Ministério de Educação e Cultura - atende as solicitações da Sobreart através de Zoé Noronha de Chagas Freitas - beneficiar os professores que realizaram suas formações de apreiçoamentos artísticos na Escolinha de Arte do Brasil
1999 - Como professora de Arte Educação do Centro de Arte, Educação e Criatividade Infanto Juvenil do Meyer, atuou junto com a equipe em Encontros de Arte pelo Estado do Rio.
e
Atua dando aulas de Artes Plásticas entre 1961 e 1963 na Escola Julia Lopes de Almeida junto com Maria Lucia Luz, Rogério Luz e Hugo Tomassinni, para crianças e jovéns de 4 à 20 anos, organizado pelas Obras Sociais Morro dos Prazeres do Colégio Assunção
Em 1985 Heloisa recebe o certificado do II Encontro Regional de Educação Artística do Município do Rio de Janeiro
1968 - Recebe Registro permanente de Professora primário articular da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara
Em 1965 recebe certificado de Curso de Jardim de Infância da Associação Brasileira de Educação
Em 1963 frequentou o Curso de Noções de Psicologia Educacional da Personalidade na Legião Brasileira de Assistência - LBA
Em 1963 frequentou o Curso de Educação Infantil na Legião Brasileira de Assistência - LBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário