terça-feira, 6 de abril de 2021

1961 a 1999 - Heloisa Pires Ferreira professora de Arte - Escolinha de Arte do Brasil, Colégio Andrews, Centro de Arte e Criatividade Infanto Juvenil Meyer, Secretaria de Educação e Cultura , Sociedade Brasileira de Educação Através da Arte, II Encontro de Educação Artística, entre outras.


 

 

Como professora de Arte Educação, atuou entre 1961 e 2004:   Associação Pedagógica "Rudolf Steiner" Escola Higienópolis, SP Secretaria de Educação e Cultura,  Colégio Andrews, Escolinha de Arte do Brasil, Conservatório Brasileira de Música, Colégio Assunção e Espaço Cultural Prof Dyla Sylvia de Sá em Jacarepaguá, Encontros de Arte e Educação,  atuou em projetos organizados pela EAB, entre outros. Divulga os cartões de arte que vende em galerias e livrarias. Participa de exposições coletivas no Palácio da Cultura   e Hotel Santa Theresa no Rio de Janeiro.                  

  Foto:  Heloisa com os alunos no Colégio Assunção


Em janeiro de 1967 começa um estágio de 3 meses e em abril tem a carteira assinada na Associação Pedagógica Rudolf Stainer - Escola Higienópolis, na Rua Job Lane, 341 como ajudante de Jardim de Infância.  Lá permanece até dezembro do mesmo ano.


      Atual Escola Waldorf Rudolf Steiner

Rua Job Lane 900




                         

 

 

 

 

 

 

 

 


 2000 - Heloisa trabalhando na sua oficina em Santa Teresa

1968 - Certificados de Registros Permanentes de Professor Pré Primário e Primário Particular

 

Heloisa Pires Ferreira ocupou ativamente na Escolinha de Arte do Brasil, de 1969 a 1979 .


 

        1969 - abril e julho - 

       Curso de Artes na Escola:    

  Funções Educativas e Terápicas   

  Pontifícia Universidade Católica 

                      &  

       Escolinha de Arte do Brasil


Declaração de Marília Rodrigues

         Declaro, a quem interessar possa, que a gravadora Heloisa Pires Ferreira, estudou sob minha orientação – período de 1972 a 1976 – no atelier de gravura da Escolinha de Arte do Brasil, então sob minha direção.

         Tanto no seu período de aprendizagem quanto, posteriormente, na sua prática profissional, a artista demonstrou grande interesse , aplicação e seriedade de pesquisa.  Estas qualidades podem facilmente ser aferidas através do resultado de seu trabalho, amplamente divulgado através de certames e exposições em todo o país, revelando a artista como um dos melhores valores da jovem gravura brasileira.

* Marilia Rodrigues, gravadora e professora de gravura na Escolinha de Arte do Brasil, em 1979.


Augusto Rodrigues*

  Declaro, para os devidos fins, que a gravadora Heloisa Pires Ferreira, exerceu na Escolinha de Arte do Brasil, no período de 1969 a 1971, o cargo de professora do Curso de Atividades  Artísticas para Crianças,  revelando-se como uma educadora de excepcionais qualidades no desempenho de suas funções, sobretudo pela sua dedicação, trabalho qualificado e espírito de colaboração                

         Outrossim, declaro que de 1969 a 1972, fez com grande aproveitamento, vários cursos de extensão cultural organizados pela Escolinha visando ao aperfeiçoamento de professores tendo realizado o Curso; “Arte na Escola”: função educativa e terápica”, curso organizado e executado pela  Escolinha de Arte do Brasil mediante acordo com a pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ – em 1969; o “Curso de Desenho” ministrado pelo artista Sérgio Campo Mello (1970), e o Curso de Xilogravura a cargo do gravador José Altino de Lemos Coutinho ( 1970-1971).  A partir de 1972, seguidamente até 1976, frequentou regularmente o Curso de Gravura em Metal organizado pela Escolinha e ministrado pela artista Marilia Rodrigues, tendo através desse curso revelado toda força de seu talento como gravadora sensível e criativa.

         Declaro também que Heloisa Pires Ferreira participou de Encontro Nacional das Escolinhas de Arte organizado por esta Escola em 1972 e do I Encontro Latino Americano de Educação Através da Arte executado pela Escolinha e promovido, em 1977, pela Sociedade Brasileira de Educação através da Arte- sobreart, ambos realizados no Rio de Janeiro.

*Augusto Rodrigues, desenhista, professor de arte e Diretor Técnico da Escolinha de Arte do Brasil, em 1979.

1972 - Participa do Encontro de Escolinhas de Arte do Brasil como Observador

 

 

Heloisa trabalhando em sua oficina em 2000
 

e  

divulga os cartões de arte que vende em galerias, livrarias e outros locais.


Cartões em pasteis à óleo




                               e

  Como professora de Arte Educação, atuou no Colégio Assunção em 1999



 

  em parceria com Isa Aderne. 

Alunas fazem um curso para formação em babás de crianças.


  e

Como professora de Arte Educação, atuou em projetos organizados pela Secretaria de Educação e Cultura  em 1979

  e   Como professora de Arte Educação, atuou no Espaço Cultural Prof Dyla Sylvia de Sá em Jacarepaguá, em 1999.


Bordadeiras e tapeceiras se reunindo de 1999 a 2002 na casa de Heloisa em Santa Teresa: Isa Aderne, Maria Helena, Belmira de Carvalho,

Angela Schiling, Maria Teresa da Rocha e Daisy Aderne Carneiro.   Silvia Aderne e Lais Aderne apareceram certos dias para trabalhar. 

 

   Gentil cartão datado de 14 - 04 2001
 


 

Tapeçaria de Vera Pires Ferreira Rocha executado entre 1994 e 1999.


 

 

 

 

 

 

 

Heloisa como professora de Arte Educação, atuou no Colégio Andrews de 1972 a 1999.

1972 - Autorização para lecionar Cursos livres (a título precário)  -  Artes  -  SEC
 

 


 



Regina Horta, Cida Bernabo, Cacau Marçal, Renata Maia, Lena Dalcin, Cristina Nadruz, Debora Montano, Heloisa Pires Ferreira e Mariza Pauleto - Professoras de Arte Educação do Colégio Andrews

      1980 - Secretaria de    

      Estado de Educação e     

                Cultura      

 Autorização para lecionar    

 Artes no Colégio Andrews

 

Marilia Rodrigues coordena  os trabalhos  da equipe de professores de Arte e Educação no Colégio Andrews até 1983 e Regina Parreiras Horta até 1999.




Heloisa Pires Ferreira, Cida Pimenta Bernabo, Lena Guerra, Regina Parreira Horta,  Renata Maia,  Débora Montano, Marisa Pauletto, Ana Macedo, Lena Dalcin, Ana Cristina Nadruz e Cacau Marçal.


 e    Como professora de Arte Educação, atuou em Encontros de Arte e Educação promovidos pela Sobreart - Sociedade Brasileira de Educadores Através da Arte


 


 

                                     Heloisa Pires Ferreira recebe Cr$2.000 cruzeiros   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e

 Como professora de Arte Educação, atuou em cidades do Estado do Rio organizados pela Secretaria de Educação e Cultura

e Como professora de Arte Educação, atuou como estagiária de  Sylvia Aderne no Conservatório Brasileira de Música em cursos de Iniciação de Música para Crianças. 

 

1981 - UNI-RIO - 

Universidade do Rio de Janeiro Sobreart - Sociedade Brasileira de Educação Através da Arte atua fortemente para o reconhecimento - registros dos Professores de Arte - Autorização para continuar a dar aulas de arte nas escolas.


 

1981 -  Ministério de Educação e Cultura -  atende as solicitações da Sobreart através de Zoé Noronha de Chagas Freitas - beneficiar os professores que realizaram suas formações de apreiçoamentos artísticos na Escolinha de Arte do Brasil

e

1999 - Como professora de Arte Educação do Centro de Arte, Educação e Criatividade Infanto Juvenil do Meyer, atuou junto com a equipe em Encontros de Arte pelo Estado do Rio.

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 e

Atua dando aulas de Artes Plásticas entre 1961 e 1963 na Escola Julia Lopes de Almeida junto com Maria Lucia Luz, Rogério Luz e Hugo Tomassinni, para crianças e jovéns de 4 à 20 anos, organizado pelas Obras Sociais Morro dos Prazeres do Colégio Assunção

Em 1985 Heloisa recebe o certificado do II Encontro Regional de Educação Artística do Município do Rio de Janeiro



1968 Recebe Registro permanente de Professora pré-primário da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara

1968 - Recebe Registro permanente de Professora primário articular da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara

Em 1965 recebe certificado de  Curso de Jardim de Infância da Associação Brasileira de Educação


Em 1963  frequentou o Curso de Noções de Psicologia Educacional da Personalidade na Legião Brasileira de Assistência - LBA

Em 1963  frequentou o Curso de Educação Infantil na Legião Brasileira de Assistência - LBA

 
 

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário