segunda-feira, 8 de agosto de 2022

1991 / 1993 - Gravando - Participação no Especial: Gravando - História da Gravura Brasileira - TVE (Vídeo) - Exposição e Folheto histórico sobre os 7 anos de atividades na Oficina de Gravura Sesc Tijuca. Prefessores: Heloisa Pires Ferreira e Mario Orlando Favorito. Homenagem a Lasar Segall e Fayga Ostrower. Palestrantes Mario Barata e Maria Luisa Távora. Testo de Mirian de Carvalho sobre a gravura de Heloisa em exposição na Galeria de Arte Sesc Tijuca em 1990 e em 1992 coletivas da Oficina em Barra Mansa e São João de Meriti - Em 1993 Elias Cassbi, Gilbetto Grimming e Paulo Cesar Rocha elaboram Aspectos Básicos da Gravura em Metal em Metal

 

Oficina de Gravura Sesc Tijuca - folheto histórico dos 7 primeiros anos


 
pág 1


pág 2

  

                                                                           

pág 3
pág 4
pág 5
pág 6
pág 7
pág 8
pág 9

pág 10


 Morte - Gravura em metal: ponta seca , águas tinta e forte - 1976 - 0,32 x 0,36 Foto; Henri Stahl


                            * Mirian de Carvalho         08/01/1991       

               Para Heloisa Pires Ferreira *

          O metal pulsa – animus e anima – assim o ácido, o buril, a androginia originária da mais alquímica das artes. A matéria se transforma o metal vibra,  um pássaro desperta. Seres originais, os pássaros; vêm sempre de algum leste. Nas mãos da gravura há linhas entrecruzadas, um labirinto, um nascente.  As mãos de Heloisa preparam sonhos alados, mundo de outros mundos, canto, desejo e pluma.

          Nascido do azul, AZUL é o pássaro a olhar do alto a terra. Negro é o pássaro ocultado pela noite. Caustico, o útero aquoso que o acolheu num tempo anterior – seu cosmos de origem. Perfeita a cópula que oconcebeu imperfeito – completo e inacabado – talhe e prumo e seu oposto, o vôo invertido demarcado em silêncio.

          Oposição da imagem, a inexistência e presença a vida e seus contrários possíveis, outro reverso na imagem no renascer alquímico – em algum sentido a morte é busca de sentido, mergulho das asas Jô fundo da terra.

          A terra, de baixo contemplada, é uma estrela distante. Lá, ele repousa exangue e exausto.  Receptiva de sonhos é a noite. O metal se percebe feminino, o ácido é sêmen – a vida é o corte -  a cor, lágrima de Narciso sobre a plumagem nascente, matriz de águas  longínquas – correnteza ntre o nada e o caos – entre o vôo e o mergulho.

          Nascido da água, transitivo e especular, pluma e desejo, azul e negro, a transcender o nada e seus opostos. O nado, fuga e reencontro. O rio de seus  devaneios é pássaro e lago – todos os pássaros num só pássaro – um lago ao fundo a solidão e suas raízes possíveis, e o canto ao largo. Corpo sagrado, canto profano, ambíguo, eles nos olhos do fundo de um espelho. Nesse lugar o pássaro é um jardim, flecha vertida pelo acaso. De seu olhar surgem flores de lótus; TRANSITIVO, negroazul – o outro lado da morte – sobre o metal e revê seu duplo, que o imagina único sobre um azul celestial.

                                                           *Mirian de Carvalho

Associação Internacional de Críticos de Arte



Suicídio - Gravura em metal; ponta seca, águas tinta e forte - 0,39 x 0,37 cm -1976 - Foto Henri Stahl






O Globo - Segundo Caderno - 25/11/1991
 
36 trabalhos expostos na Galeria de Arte Sesc Tijuca 
6 a 24 de novembro
Elias Kassibi
Gilberto Grimming
Heloisa Pires Ferreira
Leão de Alencar
Liége Nascimento
Mario Orlando Favorito
Paulo Cesar Rocha
Rosi Orsi
Wilson Cotrim
 
 Seção Especial de Homenagem 
Lasar Segall e Fayga Ostrower
 
Palestrantes:
Mario Barata 
Maria Luisa Távora 
 
O Jornal "Voz de Grajaú divulgando a exposição Gravando
 
 
Em 1992 a Oficina expõe em  
Barra Mansa 
 

 Elias Kassibi, 
Gilberto Grimming 
Leão de Alencar
Liége Nascimento
Moacyr Silva
Paulo Cesar Rocha
Rosi Orsi
Wilson Cotrin
e os
professores 
Mario Orlando Favorito e 
Heloisa Pires Ferreira
 

Em  1993, na Oficina de Gravura Sesc Tijuca, Elias Cassib,  Gilberto Grimming e Paulo Cesar Rocha elaboram Aspectos Básicos da Gravura em Metal 
 

O princípio básico da gravura em metal é, fazendo qualquer tipo de incisão numa chapa de metal, a tinta aí contida passará, sob pressão, para a folha de papel.

 Relatam o processo para se conseguir imprimir  uma Gravura em metal
Explicam sobre como é feito 
 
o Buril e a Ponta Seca

 

Explicam sobre a Maneira Negra

 O preparo para conseguir o Verniz Mole e o Relevo Seco
Água Forte

 

E a Água Tinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário